Para a maioria dos homens, a masculinidade está diretamente ligada ao seu desempenho sexual. Porém, como não gostam de falar sobre o tema, não sabem quais são as causas e nem conhecem os tratamentos disponíveis para a impotência sexual.

Para que você se mantenha informado sobre o assunto, preparei esse artigo para explicar mais sobre a disfunção erétil e apresentar os sintomas, as causas e os tratamentos para ela.

O que é a impotência sexual?

É uma condição que se caracteriza pela incapacidade ou dificuldade em ter uma ereção ou mantê-la, impedindo a relação sexual. No entanto, só é considerada de fato um problema, quando essa situação acontece em, pelo menos, 50% das tentativas.

Geralmente, a impotência sexual afeta os homens entre 50 e 80 anos de idade. Contudo, também pode acometer aos mais jovens, como um sintoma de outras doenças. 

A dificuldade em ter ou manter uma relação sexual pode trazer diversos prejuízos à saúde física e mental do homem. Não é raro que os pacientes apresentem um quadro depressivo.

Infelizmente, ainda há um tabu muito grande quando se fala de disfunção erétil. Isso contribui para a total desinformação da população sobre o assunto e é uma das causas do baixo índice de homens que procuram auxílio médico para tratar o problema.

Quais são os sintomas da impotência sexual?

O sintoma óbvio é a incapacidade de ter ou manter o pênis ereto para a prática do sexo. Porém, existem algumas características que também podem indicar a presença desse distúrbio. São elas:

Contudo, para que indiquem um quadro de impotência sexual, precisa haver uma combinação desses sintomas. Apenas o urologista está qualificado para realizar o diagnóstico e confirmar ou não o problema.

Quais são as possíveis causas?

A disfunção erétil tem causa multifatorial, ou seja, pode ser causada por diferentes condições ou pela associação delas. A origem mais comum ocorre em função da deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DEM), também chamada de andropausa.

Com o avançar da idade, os testículos deixam ou reduzem a produção do hormônio testosterona. Em consequência disso, o homem tem a sua libido reduzida, o que afeta sua ereção.

A impotência também pode ser um sintoma de outras condições, tais como, diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, tabagismo e obesidade. O uso de alguns medicamentos também pode afetar o desempenho sexual do homem.

Existe tratamento para impotência sexual?

Existem diferentes formas de tratamento que variam de acordo com a causa da disfunção. Os métodos mais utilizados são:

Agora você já sabe tudo sobre impotência sexual e está bem informado sobre o assunto. Caso tenha outras dúvidas, procure um urologista para ser orientado. Quer saber mais? Clique no banner!